CRMV-MA realiza cerimônia de posse para o triênio 2019-2022

28 de junho de 2019

Na sexta-feira (28/6), foi realizada a cerimônia de posse da diretoria executiva e conselheiros efetivos e suplentes do Triênio 2019-2022, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA). Em razão do falecimento do pai (Espedito Ferreira da Costa) da presidente do CRMV-MA, a médica-veterinária Francisca Neide Costa, a cerimônia de posse foi presidida pela vice-presidente da nova diretoria executiva, a médica-veterinária Alessandra Pontes, conforme a Resolução nº 591.

Representando o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti, esteve na solenidade o secretário-geral do CFMV, Helio Blume, que fez a leitura da ata de posse, junto com secretária-geral do CRMV-MA, Maria de Lourdes Guimarães Borges. O representante do CFMV ainda entregou um certificado e bóton de homenagem aos profissionais da Gestão pelos serviços prestados à Medicina Veterinária e à Zootecnia.

A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão e também estiveram presentes o presidente do CRMV-RJ, Rômulo Spinelli; o presidente do CRMV-AL, Thiago Augusto Pereira; o vice-presidente do CRMV-MT, Roberto Renato Pinheiro; e o secretário-geral do CRMV-SE, Diomar Cláudio Sobrinho.

Em 2016, os profissionais do Maranhão elegeram pela primeira vez uma presidente mulher para o CRMV-MA, que agora foi reeleita e entra em seu 2º mandato com a chapa “Gestão Participativa para Fazer Muito Mais”, formada por quatro mulheres.

O Conselho está em um momento histórico com os 50 anos de criação das Leis nº 5.517 e nº 5.550, tendo como desafios as discussões em defesa da inserção dessas duas profissões nos espaços que são das suas competências técnicas, em defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente.

O Conselho de Medicina Veterinária é responsável pela fiscalização do exercício profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Estado do Maranhão, além de orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à estas profissões.

Conheça a nova gestão

Formada por mulheres, a nova diretoria executiva tem:

Presidente: a médica-veterinária Francisca Neide Costa, reeleita para o 2º mandato do Conselho. Primeira mulher a ocupar a presidência desta autarquia, preenchendo o 11º lugar da galeria de presidentes. Natural da Cidade de Paraibano (MA), é pós-doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro fundadora da Academia Maranhense de Ciências. Professora Adjunta IV do Departamento de Patologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na área da Medicina Veterinária.

A vice-presidente é médica-veterinária Alessandra Pontes Oliveira Lima, natural de São Luís, é formada em Medicina Veterinária pela Uema e Direito pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma). Especialista em Tecnologia de Alimentos (UFMA) e mestranda em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugual. É servidora pública e atua como Fiscal Estadual Agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA).

A secretária-geral é a médica-veterinária Ana Fabíola Linhares Fontenele da Silva, natural de São Luís, formada em Medicina Veterinária pela Uema. Especialista em Gestão Ambiental, ela atua desde 2004 como Extensionista Rural no estado do Maranhão. 

Na função de Tesoureira, a médica-veterinária Alana Lislea, natural de São Luís, pós-doutorado em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biológicas, da UFMG. Professora Adjunta IV da Uema e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal.

Os Conselheiros eleitos para o pleito são: Med. Vet. Adalgoberto Guedelha, Zootec. Afrânio Gazolla, Med. Vet. Alessandra Lima, Med. Vet. Carlos Andrew, Med. Vet. Daniel Saraiva, Med. Vet. Diogo Serra, Med. Vet. Elba Chaves, Med. Vet. Hugo Napoleão, Med. Vet. Lujoelma Chaves, Med. Vet. Márcia Baldez, Med. Vet. Paulo Henrique e Zootec. Shilbert Santos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRMV-MA