I Seminário de Atualização em Saúde Pública do Centro-Oeste

19 de junho de 2019

I Seminário de Atualização em Saúde Pública do Centro-Oeste - Trilhar Caminhos do SUS à Saúde Única, aconteceu dias 18 e 19 de junho, no auditório do CRMV-GO. O público-alvo foi formado por profissionais das áreas de saúde pública, acadêmicos, defesa sanitária animal, professores, pesquisadores e gestores. A realização foi do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária - CNSPV.

18 e 19-06-2019 - I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária do Centro-Oeste - Auditório do CRMV-GO

               Clique em cima da imagem e confira as fotos do evento. Fotos: CRMV-GO

O presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV, Nélio Batista de Morais, lembrou que 80% dos problemas de saúde no mundo são causados por precariedade de saneamento. São 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto? Temos dois terços das doenças do planeta de caráter zoonótico, daí a importância do médico-veterinário perceber e trabalhar dentro do conceito de Saúde Única, tríade indissociável entre saúde animal, humana e ambiental?, destacou ele.

O presidente do CRMV-GO, Olízio Claudino da Silva, também reforçou a importância dos profissionais atuarem como gestores nos municípios dentro desse conceito de Saúde Única. Ele lembrou que o Brasil sofre com doenças emergentes e reemergentes como influenza, febre maculosa, febre amarela, febre do Nilo Ocidental, dengue, zika, entre outras.

A necessidade de vetores para a transmissão de várias viroses emergentes e reemergentes introduz fatores ecológicos na discussão, especialmente nos países de clima tropical, como o Brasil. Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior,  também integrante da CNSPV do CFMV e assessor técnico da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde (MS) anunciou que há uma proposta no MS de incorporação de coleiras impregnadas com inseticida para controle da leishmaniose visceral (LV), que devem ser distribuídas nos municípios prioritários com alta incidência da zoonose. A proposta está em fase de licitação para a compra das coleiras por parte do Ministério da Saúde.

I Seminário de Atualização em Saúde Pública do Centro-Oeste reuniu mais de 100 profissionais no auditório do CRMV-GO. Os temas foram abrangentes e atuais como atuação dos Centros de Zoonoses, situações das zoonoses no Estado de Goiás, Esporotricose, Febre Amarela, Arboviroses urbanas, Leishmaniose Visceral Tegumentar, controle de população animal, Raiva e políticas de saúde da Organização Pan-Americana de Saúde ao SUS e à Saúde Única, com os caminhos da Medicina Veterinária neste contexto.

Ainda este ano, há previsão para realização de um Simpósio Nacional de Saúde Única, em Curitiba (PR), no mês de outubro, com apoio do CFMV. Também com apoio do Conselho Federal, deve acontecer, em 2020, o Simpósio Internacional de Saúde Única, em São Paulo (SP). Fiquem atentos!

Os certificados do I Simpósio de Atualização em Saúde Pública Veterinária do Centro-Oeste serão disponibilizados a partir de 24 de junho, segunda-feira, no site www.crmvgo.org.br. As palestras estarão disponíveis até sexta-feira, dia 28 de junho, também no site do Conselho Regional.

Assessoria de Comunicação do CRMV-GO