Novos cursos acreditados pelo CFMV e alteração de resoluções são temas da sessão plenária

07 de junho de 2019

Dias 04 e 05 de junho, os integrantes da diretoria e conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizaram a 325ª Sessão Plenária Ordinária, em Brasília (DF).

Durante a reunião, além de pautas administrativas, eles analisaram e aprovaram alterações na Resolução CFMV 1015/2012, que conceitua e estabelece condições para o funcionamento de estabelecimentos médicos veterinários e dá outras providências.

               Wanderson Alves Ferreira, Luiz Carlos Barboza Tavares, Francisco Cavalcanti de Almeida e Helio Blume. Foto: Decom/CFMV

Em maio deste ano, o CFMV ouviu, pela primeira vez, todos os presidentes dos Conselhos Regionais. Eles contribuíram com ideias e sugestões para modificação de algumas resoluções, entre elas a 1015/2012. Essas propostas foram levadas à 325º Plenária e analisadas pelos conselheiros e diretoria. Outra legislação debatida nesta sessão foi a norma que aprova o regulamento do Prodes – Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.              

Por unanimidade, todos os participantes aprovaram os pareceres que concedem a cursos de Medicina Veterinária de três universidades o selo de acreditação do CFMV; um reconhecimento formal da competência de programas de ensino para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos pelo Conselho Federal.

Além disso, foi definida a data da próxima Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs e as questões relativas à divulgação das atas de reuniões do CFMV no Portal da Transparência. Houve também apreciação de relatórios de viagens dos conselheiros, apoio institucional a eventos e aprovação do relatório da Comissão de Tomada de Contas. Além disso, ficou definido que o CFMV envidará esforços para realização em 2022, no Brasil, do Congresso da Associação Mundial Veterinária (WVA).

Participação

A Sessão foi presidida pelo presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida. Participaram o vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares, o secretário geral, Helio Blume, e o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira; os conselheiros efetivos Cícero Araújo Pitombo, João Alves do Nascimento Júnior, José Arthur de Abreu Martins, Wendell José de Lima Melo, Therezinha Bernardes Porto e Francisco Atualpa Soares Júnior; e os conselheiros suplentes Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti e Nestor Werner.

Confira as imagens da 325ª Sessão Plenária, aqui.

Assessoria de Comunicação dio CFMV