Instituto Vital Brazil celebra centenário

05 de junho de 2019

O Instituto Vital Brazil, laboratório oficial de produção de soros e medicamentos do país, completou 100 anos de existência na última segunda-feira (3). Criado pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, o laboratório ganhou o nome oficial de Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, mas sempre foi conhecido pelo nome de seu fundador.

A instituição tem sede em Niterói, onde produz itens biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos, além de desenvolver pesquisa e formação.

Na década de 1930, ao lado de Américo Braga, o fundador do instituto criou o projeto de uma faculdade de Medicina Veterinária. Posteriormente, o curso foi incorporado à Universidade Federal Fluminense (UFF). 

O que faz o Vital Brazil

O Instituto é de extrema relevância para o campo veterinário no Brasil. Desde as suas primeiras décadas de funcionamento, produz uma extensa lista de produtos de uso veterinário.

Os soros produzidos nos laboratórios oficiais não são encontrados em farmácias e tampouco vendidos a particulares. São aplicados nos Polos de Atendimento ou distribuídos a uma rede de hospitais estrategicamente localizados, para atendimento gratuito aos acidentados. O Vital Brazil compõe uma rede de 21 laboratórios oficiais no Brasil e é um dos quatro fornecedores de soros contra veneno de animais peçonhentos. Além disso, é produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação do CFMV