Seminário inédito debate sobre Saúde Pública e Medicina Veterinária

04 de junho de 2019

O auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) recebe, nos dias 18 e 19 de junho, o I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária – Trilhar caminhos do SUS à Saúde Única.

A abertura do evento contará com a participação dos presidentes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e do CRMV-GO, Olízio Claudino da Silva.

O evento é destinado a profissionais das áreas de saúde pública, acadêmicos, defesa sanitária animal, professores, pesquisadores, gestores, com a participação de integrantes das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CRSPV) do Sistema CFMV/CRMVs.

Dentre as palestras e mesas-redondas, alguns dos destaques são “O papel das entidades de classe no exercício da Medicina Veterinária”, ministrada pelo presidente do CRMV-GO; “Controle de População Animal, Castra Móveis, Vínculos e Impactos na Saúde Pública”, proferida por José Renato de Resende Costa, integrante da CNSPV/CFMV, e Wanderson Alves Ferreira, tesoureiro do CFMV.

De acordo com o presidente da CNSPV, Nélio Batista, o seminário pretende atender aos anseios da categoria bem como promover a atualização sobre temas relevantes. "Em especial, a dos nossos profissionais médicos-veterinários, que atuam tanto na área de vigilância em saúde, quanto na assistência vinculada às equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”. Em 2011, os médicos-veterinários foram inseridos no NASF. “No entanto, há um grande questionamento da razão de ainda não termos conseguido a efetivação concreta da atuação dos profissionais, que passam por questões políticas de investimento na área de saúde”, diz.

Batista acrescenta ainda que o evento abordará “temas específicos como as arboviroses: chikungunya, zika, febre amarela e dengue, que tiveram um aumento de casos em 2019, grandes problemas urbanos hoje do Brasil. Também serão debatidas técnicas científicas que possam viabilizar o controle dessas enfermidades”.

A inscrição é gratuita, com vagas limitadas. Haverá certificado no final do evento. O formulário de inscrição e a programação estão disponíveis no portal do CRMV-GO.

Serviço:

Data: 18 e 19 de junho
Inscrições: http://www.crmvgo.org.br/formulario_geral/saude_publica/inicio.php
Local: Auditório do CRMV-GO
Endereço: Av. Universitária, nº 2169, Qd 113-A, Lt. 7-E, Setor Leste Universitário. Goiânia - Goiás.