Proteção Animal Mundial premia as melhores iniciativas de cuidado com cães e gatos nas cidades da América Latina

20 de maio de 2019

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Pensando nesta realidade, a organização não-governamental Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) lança o prêmio “Cidade Amiga dos Animais – Melhores Práticas no Manejo Humanitário de Cães e Gatos”.

Segundo médica veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, integrante da Comissão Nacional de Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cobea/CFMV), “muitas cidades brasileiras e latino-americanas têm desenvolvido programas de manejo humanitário de cães e gatos de forma inovadora e é importante a identificação dessas iniciativas para que outras cidades possam aprender com os exemplos e possam perceber que é possível implementar um manejo de forma efetiva e ética”.

Voltado para a América Latina, o prêmio visa destacar iniciativas governamentais que lidam com populações caninas e felinas em seus territórios, difundindo estratégias inovadoras e humanitárias.

As cidades precisam ter programas de manejo de cães e gatos há pelo menos seis meses e possuir legislação ou política pública e departamento oficialmente designado que gerencie populações de animais domésticos para concorrer.

As inscrições são online e vão até dia 10 de junho. O resultado será publicado no site da Proteção Animal Mundial Brasil e América Latina no dia 25 de julho. Apenas funcionários ou gestores de departamentos voltados ao tema podem se inscrever.

O vencedor ganhará uma viagem e participação na 3ª Conferência em Manejo de Populações de Cães – ICAM (3rd International Conference on Dog Population Management – ICAM), em Mombasa, no Quênia, de 18 a 20 de setembro. Os três melhores projetos receberão placas de reconhecimento “Cidade Amiga dos Animais”, em setembro, e as dez melhores estratégias irão compor o e-book “As melhores estratégias de manejo de cães e gatos da América Latina", em dezembro deste ano, que será distribuído em plataformas digitais, gratuitamente, e estará disponível em português e espanhol, para toda a América Latina.

Bem-estar animal

O CFMV, publicou em outubro de 2018, a resolução nº 1236 que define e caracteriza crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados, dispõe sobre a conduta de médicos veterinários e zootecnistas, além de outras providências. O abandono de animais é considerado como tal. 

Serviço

Inscrições gratuitas: até 10 de junho

Resultado: 25 de julho

Mais informações: https://www.worldanimalprotection.org.br/cidade-amiga