Começa a campanha de vacinação contra febre aftosa

30 de abril de 2019

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa amanhã (1º) na maioria dos estados brasileiros. Este ano, a dosagem da vacina aplicada foi reduzida, passando de 5ml para 2ml. Em algumas regiões as imunizações já estão sendo feitas. Roraima e Rondônia começaram a primeira etapa da campanha no começo de abril (dia 10 e 15 respectivamente), em 41 municípios do Amazonas que se localizam às margens do Rio Amazonas, e nos municípios de Faro e Terra Santa (Pará) começou dia 15 de março. Confira o calendário nacional de vacinação.

Os cuidados com a vacina se mantém: devem ser adquiridas somente em estabelecimentos registrados e preservadas em temperatura entre 2°C e 8°C, além de serem transportadas em caixas térmicas e mantidas em gelo e no recipiente até o momento de aplicação. É necessário a entrega da declaração de vacinação preenchida, bem como nota fiscal, no serviço veterinário oficial.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu em 2018 o Brasil como livre da febre aftosa por meio da vacinação e o MAPA pretende retirar totalmente até 2023. Até o momento, Santa Catarina é o único estado totalmente livre da doença e isento da vacina, no entanto, pelo cronograma do MAPA, pecuaristas do Acre, Rondônia, Paraná e alguns municípios de Amazonas e Mato Grosso vão imunizar os animais pela última vez a partir do segundo semestre.

 

Saiba mais

Calendário nacional de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa 2019

Saiba mais sobre a febre aftosa

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa