Comissão de Residência em Medicina Veterinária reúne-se em Brasília

11 de abril de 2019

Reunida nos dias 4 e 5 de abril, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) fez os últimos ajustes para que a Plenária do Conselho valide o 1º Ciclo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento em Medicina Veterinária.

Assim que for aprovado pela diretoria e conselheiros, o edital será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e as inscrições serão abertas. Após a análise da documentação, as cinco instituições mais bem classificadas serão selecionadas para visita in loco.  “Há uma grande expectativa dos colegas pela publicação do edital, pois enxergam no sistema de acreditação uma chancela importante para o reconhecimento da qualidade de seus programas”, assinala Fábio Manhoso, presidente da CNRMV.

Outra ação importante da reunião da comissão foi a visita à coordenadora-geral de Residências em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Aldira Samantha Teixeira, que foi apresentada ao Programa de Acreditação do CFMV. A comissão se disponibilizou, ainda, a apoiar o ministério em suas ações relacionadas aos programas de residência em Medicina Veterinária.

A coordenadora convidou a comissão a participar das reuniões plenárias da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). “É importante que o CFMV esteja próximo das entidades públicas no que puder assessorá-las, afinal, essa é uma das diretrizes da própria Lei 5.517/1968, em seu artigo 9º”, reforça o presidente.