Sistema CFMV/CRMVs é homenageado na Assembleia Legislativa do Maranhão

01 de abril de 2019

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou, na última quinta-feira (28), em São Luís (MA), de sessão solene em comemoração aos 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs e da regulamentação da profissão de médico-veterinário e também aos 37 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado.

               Integrantes da mesa no evento. Foto: Assembleia Legislativa do Maranhão

Realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente do CFMV, Luís Carlos Barboza, da presidente do CRMV-MA, Francisca Neide Costa, do vice-governador, Carlos Brandão, além de outras autoridades convidadas.

Luís Carlos Barboza Tavares parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa “É uma homenagem importante que esta Casa presta à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Eu me sinto muito feliz de estar aqui, pois é o reconhecimento da importância dessas duas áreas no sistema do Conselho Federal, e que busca desenvolver um trabalho de excelência e essencial para a sociedade”.

A presidente do Conselho Regional, Francisca Neide Costa, afirmou a importância das profissões para o estado. “Hoje, estamos comemorando a regulamentação das leis que criaram as profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia no Brasil. Então, é exatamente meio século dessas profissões que são de grande importância para o Maranhão, atuando em diferentes áreas, desde a inspeção dos alimentos, o controle de qualidade e saúde pública, principalmente em relação ao bem-estar animal'.

Atualmente, o Maranhão conta com 2.026 médicos veterinários, sendo 1.464 atuantes, e 196 zootecnistas, sendo 146 em atividade. O CRMV-MA foi criado em 11 de dezembro de 1981, ao ser desmembrado do Conselho Regional do Ceará, passando então a ter sede própria na capital, São Luís.

O vice-governador do estado, Carlos Brandão, relembrou a sua formação na área. “Eu, como veterinário, não poderia deixar de prestigiar essa sessão solene e prestigiar também uma profissão que ajuda muito o Brasil, principalmente fiscalizando os produtos que chegam à nossa mesa, além das questões da aftosa e dos animais de pequeno e médio porte, cenário que os veterinários e zootecnistas têm uma importância muito grande”.

Na ocasião, foram entregues placas comemorativas aos profissionais.

Assessoria de Comunicação do CFMV