Novo Conselho Editorial da Revista CFMV se reúne

06 de fevereiro de 2019

Constituído em dezembro do ano passado, o Conselho Editorial da Revista CFMV reuniu-se nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária, em Brasília, com o objetivo de reformular a publicação ao longo de 2019. O corpo editorial ganhou nova composição após o falecimento do editor-chefe, Nivaldo da Silva, em novembro de 2018.

Participaram do encontro o editor, Cícero Pitombo, médico-veterinário assim como Marcelo Hauaji e Lígia Cantarino, além do zootecnista Emanoel de Barros. As jornalistas Viviane Marques, subeditora da publicação, e Flávia Lôbo, diretora de Comunicação, completam o grupo que cuidará das próximas edições da Revista CFMV.

Foi o segundo encontro da equipe, que já havia se reunido no início de janeiro para as primeiras deliberações, como a definição das pautas da edição 79 e a suspensão do recebimento de novos artigos, de modo a tramitar os mais de 40 artigos que se encontram desde o ano passado no Sistema de Publicações da Revista CFMV. O grupo está ainda criando novas normas para recebimento de artigos e trabalhando, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) do CFMV, para a criação de um sistema de publicações mais efetivo.

“O grupo está entrosado e empenhado em fazer uma revista que atenda melhor aos médicos-veterinários e zootecnistas, com informações mais compatíveis com o dia a dia dos profissionais. Queremos ter reportagens e artigos de educação continuada que ajudem a valorizar as profissões, além de fazê-la um instrumento de transparência do CFMV”, destacou Pitombo.

Desde o nº 77, a Revista CFMV não é mais enviada aos endereços dos profissionais cadastrados no Siscad. A tiragem impressa, antes de mais de 100 mil exemplares, foi reduzida para 10 mil unidades, encaminhadas aos Conselhos Regionais, instituições de ensino, órgãos públicos e bibliotecas de todo o país. Essa mudança gerou uma redução de mais de 80% nos custos por edição – o percentual exato ainda está sendo calculado, a partir da economia com os custos de impressão, envio e devolução pelos Correios, além do ganho ambiental com a redução no uso de papel. A versão digital da Revista CFMV tem acesso gratuito e pode ser lida on-line ou por meio de download no seu computador ou celular, em formato PDF, por meio do Portal CFMV.