Tesoureiro do CFMV participa de evento sobre Saúde Única no Paraná

07 de dezembro de 2018

O tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Helio Blume, esteve presente 2ª edição do Simpósio Paranaense de Saúde Única – Combate aos Antimicrobianos, que ocorreu em 28 de novembro, em Curitiba (PR). O tema de importância global - por se tratar de Saúde Única, isto é, saúde humana, animal e ambiental - afeta diretamente a vida das pessoas e animais.

                Helio Blume( terceiro, da direita para a esquerda) na mesa do evento

Para Blume, o estado do Paraná tem conquistado mudanças na área da Saúde Única. “Há mais ou menos 30 ou 40 anos, alguns colegas manifestaram o interesse em discutir esse tema, mas sempre de forma isolada. No entanto, o assunto requer uma soma de esforços. Nós, médicos-veterinários, temos um leque muito grande de conhecimento sobre a vida e isso faz com que tenhamos sensibilidade maior, precisamos assumir nossas posições”, argumentou.

Os agentes antimicrobianos são medicamentos usados para tratar infecções, particularmente aquelas de origem bacteriana. O uso excessivo ou inadequado pode levar ao surgimento de bactérias resistentes que não respondem ao tratamento antibiótico, como visto nas últimas décadas.

Esse fenômeno, chamado resistência antimicrobiana, representa uma ameaça ao controle de doenças em todo o mundo. Quando as bactérias são resistentes, o antimicrobiano é ineficaz e não pode mais tratar a doença. Bactérias resistentes podem circular entre humanos, animais e o meio ambiente e não respeitam fronteiras.

O evento realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) foi organizado pela Comissão Estadual de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), em parceria com a Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ele contou ainda com a partitipação de agências especializadas das Nações Unidas (ONU), organizações internacionais (OMS, FAO e OIE), universidades conceituadas e Governo Federal e Estadual (Paraná).

 

Leia Também:

Campanha mundial defende uso responsável de antimicrobianos

Assessoria do CFMV com informações do CRMV-PR