Registro de produtos veterinários ganha novo sistema eletrônico

14 de setembro de 2018

Produtos de uso veterinário já registrados ou licenciados provisoriamente devem ser registrados, até 22 de outubro, no novo sistema eletrônico Publivet, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa 28, publicada no dia 6 de setembro último, no Diário Oficial da União. Os dados serão, posteriormente, validados pelo ministério e publicados no seu site.

Já para produtos registrados após a publicação da IN, é preciso que o proprietário do registro ou o responsável técnico da empresa efetue o cadastramento no Publivet até dez dias após o registro. A nova ferramenta será um apoio fundamental às atividades de fiscalização e aos profissionais que atuam na pecuária e com a linha pet.

“Esse sistema vai facilitar e dar mais segurança para os médicos-veterinários, que poderão acessar rapidamente que produtos são confiáveis para os seus pacientes”, assinala a assessora técnica da Presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Erivânia Camelo.  

Segundo o Mapa, há mais de 10 mil produtos de uso veterinários registrados no ministério e a medida visa evitar a compra de produtos clandestinos pela internet, que podem colocar em risco a saúde de animais e seres humanos. Para esclarecimentos, o Manual do Usuário Publivet está disponível em arquivo no formato PDF. Para esclarecimento de dúvidas, o Mapa disponibiliza ainda o e-mail: publivet.cpv@agricultura.gov.br

 

Leia mais no site do Mapa:

Sistema eletrônico de produtos veterinários traz segurança ao mercado

Consulta a medicamentos registrados no site do Mapa

Assessoria de Comunicação do CFMV