Presidente do CFMV participa de evento da Zootecnia

11 de junho de 2018

Com o objetivo de ampliar o conhecimento em Zootecnia, a Universidade Federal do Maranhão (Campus de Chapadinha), a Universidade Estadual do Maranhão (Campus de São Luís), o Instituto Federal do Maranhão (Campi de Maracanã e Caxias), a Universidade Estadual do Piauí (Campi de Teresina e Corrente), a Universidade Federal do Piauí (Campus de Bom Jesus) e o Instituto Federal do Piauí (Campus de Paulistana) promoveram o II Encontro de Zootecnistas do Maranhão e do Piauí (ZOOMAPI). O evento que aconteceu de 31 maio a 2 de junho, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UESPI, em Teresina (MA).

O presidente do Conselho Federal e Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, foi convidado a compor a mesa de abertura do evento. Em seu discurso, Cavalcanti reconheceu a natureza do evento focado em legislação, diretrizes curriculares, cooperação tecnológica e institucional e gestão pedagógica. “Este é o início de uma revisão importante para os profissionais e estudantes da Zootecnia”, disse.

O presidente do CFMV relatou que uma das primeiras medidas de sua gestão, iniciada em dezembro de 2017, foi convocar o presidente da Associação Brasileira dos Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Ribeiro Divino, para estreitar os laços e planejar a participação efetiva da profissão em comissões específicas da Zootecnia e mistas no Conselho. “Criamos câmaras técnicas e comissões para discutir questões da zootecnia”, finalizou.

               Afrânio Gazolla (CRMV-MA), Francisco Cavalcanti (CFMV) e José Wellington Dias (CRMV-PI)

O ZOOMAPI trouxe a temática “A zootecnia faz a diferença da pecuária”. Houve diversas palestras relevantes para a área, como: unidades que utilizam diferentes projetos pedagógicos, gestão acadêmica, diretrizes curriculares e o ensino da Zootecnia. Além disso, houve apresentações sobre assuntos inerentes à formação, à atuação no mercado de trabalho do setor agropecuário e ao papel social dos futuros profissionais.

O encontro contou com a presença de 300 participantes entre profissionais vinculados ao serviço público e privado, docentes e estudantes de nove unidades universitárias distribuídas no Maranhão e Piauí.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV