CFMV participa da cerimônia da OIE que concedeu ao Brasil o certificado de País livre da aftosa com vacinação

24 de maio de 2018

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (24), em Paris, durante a 86ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o certificado com status de País livre da febre aftosa com vacinação. A conquista foi comemorada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e pelos médicos veterinários e zootecnistas.

“É um reconhecimento à contribuição do médico veterinário à sanidade. Uma certidão mundial. Certamente, abrirá novos mercados para exportação da carne brasileira. São 50 anos de trabalho da Medicina Veterinária e produtores brasileiros”, declara Cavalcanti.

               Presidente do CFMV, ao centro, segurando o certificado. À esquerda do presidente, ministro Blairo Maggi. Foto: Arquivo pessoal

Para o ministro da Pecuária e Agricultura, Blairo Maggi, há também o efeito colateral, que são as exportações de carne suína. “Se você não tem o país livre, o mercado não aceita a carne suína. Temos um estado na federação que é livre sem vacinação, então, esse podia exportar por exemplo, para o Japão, para Coreia e outros mercados. Em resumo, mudas o status e ao mudar, você tem mais gente para conversar, mais países para comercializar”, disse o ministro ao receber o certificado, em mãos, da diretora-geral da OIE, Monique Eloit.

               Bruno Divino Rocha, presidente do CRMV-MG, embaixador do Brasil na França, Paulo César de O. Campos e o presidente do CFMV ( da esquerda para direita). Foto: Arquivo pessoal

O Mapa prevê que até 2023 deverá ser possível cessar a vacinação no país, iniciando a retirada da vacina contra aftosa já a partir do ano que vem. 

O presidente CFMV viajou para a reunião da OIE acompanhado de integrantes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária: Francisco Atualpa (conselheiro efetivo); Antônio Guilherme de Castro (conselheiro suplente); André Luiz Teixeira de Carvalho (presidente do CRMV-AC) e Laurício Cruz (presidente do CRMV-DF)

Leita também:

CFMV acompanha a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE

CFMV participa da 86ª Sessão Geral da OIE

 

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa