Médico Veterinário brasileiro recebe Prêmio de Bem-estar Animal da Associação Mundial de Veterinária

16 de maio de 2018

Há mais de 30 anos, ele atua na pesquisa do papel de fatores ambientais no comportamento animal e no desenvolvimento de métodos para medir o bem-estar em sistemas de produção. Esse trabalho rendeu ao médico veterinário brasileiro Adroaldo José Zanella, o prêmio de Bem-estar Animal da Associação Mundial de Veterinária (WVA).  A honraria foi concedida no dia 06 de maio, durante o 34º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Barcelona, Espanha.

Zanella foi um dos indicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para receber o prêmio e foi o grande vencedor da América Latina. Além da homenagem, ele ganhou 5 mil euros. Essa é a primeira vez que um brasileiro é condecorado com reconhecimento internacional da WVA para o bem-estar animal.

A WVA reúne as organizações de veterinária do mundo. Ela é a principal organização mundial do setor. A premiação foi dividida de acordo com as regiões em que a entidade está representada pelo mundo. Quatro profissionais de outros países também foram agraciados.

Sobre Adroaldo Zanella

Em suas pesquisas, Zanella desenvolveu trabalhos que revelam biomarcadores de estresse em diferentes espécies, avaliam o impacto do pré-natal no comportamento e demonstram a influência do estresse e de doenças na organização do cérebro dos animais.

Precursor nas investigações relacionadas ao bem-estar de animais de produção, Adroaldo Zanella foi o primeiro médico veterinário do mundo a obter doutorado em Bem-estar Animal, pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido. Em seguida, foi responsável pela concepção de programas destinados ao tema na Universidade Estadual de Michigan (EUA), na Norwegian School of Veterinary Science (Noruega) e na Universidade de São Paulo (USP). Zanella também atuou na Ludwig Maximilians Universitat, em Munique, Alemanha e foi Professor Catedrático no Scotland’s Rural College, em Edimburgo, Escócia.

Atualmente, o médico veterinário é coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar da Universidade do Estado de São Paulo (USP), em Pirassununga e participa de projetos com o objetivo de implementar protocolos de bem-estar para melhorar a produtividade de sistemas de produção de ovinos e no desenvolvimento de estratégias voltadas para o bem-estar e a segurança de jumentos no nordeste brasileiro.

Saiba mais:

Médico veterinário Adroaldo Zanella é um dos selecionados para receber o prêmio de Bem-estar Animal da WVA

Assessoria de Comunicação do CFMV