Integração entre o CFMV e os Conselhos Federais de outras profissões

02 de maio de 2018

É dever legal dos conselhos profissionais zelar pelo interesse público, realizando assim, nos respectivos campos profissionais, a supervisão qualitativa, técnica e ética do exercício das profissões.

Pensando em um objetivo comum, em benefício da sociedade, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem realizado vários movimentos de aproximação com outros conselhos de classe.

Na última quinta-feira (26/04), o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, recebeu  na sede do Conselho, em Brasília (DF), a visita de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea): kleber dos Santos Souza, coordenador de Agronomia, e Luiz Rossafa, chefe de gabinete.

“Integração, visando uma parceria. A reunião com o Confea foi muito favorável. Debatemos vários assuntos, entre eles a atuação do médico veterinário, do zootecnista e do engenheiro agrônomo em áreas específicas”.

               Kleber dos Santos Souza, Francisco Cavalcanti de Almeida e Luiz Rossafa. Foto: Ascom/CFMV

Outras questões discutidas durante a reunião foram as resoluções do CFMV nº 1193/2017, que dispõe sobre procedimentos para registro e Anotação de Responsabilidade Técnica para estabelecimentos de produtos de abelhas e derivados e a 1165/2017, que fala sobre Anotação de Responsabilidade Técnica e registro de profissionais e de estabelecimentos de cultivo e manutenção de organismos aquáticos.

“Estamos conversando. Uma norma do Confea confere ao engenheiro de pesca fazer a inspeção sanitária na aquicultura”, detalha Almeida.

“A cooperação entre os conselhos e o diálogo franco, objetivando o bem-estar da sociedade, são fundamentais. Isso transcende a questão corporativa. Esse debate é construtivo e visa discutir resoluções que acabam tendo impacto nos profissionais e na comunidade”, relata o representante do Confea, Rossafa.

Outra ação de integração do CFMV em relação aos conselhos de classe foi a participação do presidente do CFMV, como único presidente de conselho profissional, na celebração da posse do novo plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 19 de abril, em Brasília (DF).

               Presidente do CFMV ( segundo - da esquerda para a direita) na mesa da cerimônia de posse do Cofen. Foto: Cofen

“Nossa presença é uma oportunidade de aproximação e discussão de assuntos inerentes às classes, como políticas de formação de novos cursos e luta conjunta no Poder Legislativo em benefício dos profissionais e da comunidade”, declara Almeida.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV