Secretário-geral do CFMV participa de encontro nacional sobre Saúde Única em Lavras (MG)

08 de fevereiro de 2018

Por Flávia Lôbo

O I Encontro Nacional de Saúde Única – One Health foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre os dias 26 e 27 de janeiro. Profissionais de diversas áreas, entre elas, Medicina Veterinária e Zootecnia, estiveram presentes e deram suas contribuições ao evento por meio de palestras e discussões em mesas redondas.

Participaram do evento como palestrantes e/ou integrantes dos debates: representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); professores de diversas instituições, reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA); e o secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Nivaldo da Silva.

O secretário-geral foi o moderador da mesa redonda “Qualidade sanitária dos alimentos de origem animal e resistência a antimicrobianos”, com a presença do professor Luis Augusto Nero, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); da fiscal federal agropecuária do Mapa, Ivana Gomes de Faria e da representante da Opas, Romina Oliveira.


                Nivaldo da Silva (segundo, da direita para esquerda) na mesa do evento com palestrantes. Foto:Arquivo evento

Na opinião de Nivaldo da Silva, o evento reuniu diversas áreas de Saúde e cumpriu com o propósito definido na temática. “É importante participar de encontros como este, com instituições de ensino e pesquisa da Medicina Veterinária e Zootecnia. Foi muito gratificante estar próximo aos profissionais, ampliando as ações de educação continuada e contribuindo para o aprimoramento profissional”, diz.

As pastas entregues aos participantes do encontro, continham materiais informativos produzidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, como o folder sobre Saúde Única e a Revista Coquetel temática da Medicina Veterinária, com jogos e passatempos que celebram temas como a Saúde Animal, a Medicina Veterinária e informações sobre o Sistema CFMV/CRMVs.

               A participante do evento Isabella Vianna com o material do CFMV. Foto: Arquivo evento

Resistência aos Antimicrobianos

Segundo a OIE (2016), 60% das doenças infecciosa humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos.

“Em 2050, teremos mais de 10 milhões de mortes causadas pela resistência aos antimicrobianos (antibióticos). Isso matará mais do que o câncer. Saúde Única não é conceito novo entre os profissionais da Medicina Veterinária brasileira, sendo praticado por todos aqueles que, de uma forma ou outra, estão envolvidos com os programas de controle e erradicação dessas enfermidades. ”, relata o secretário-geral do CFMV.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV