Saúde Única será tema de encontro nacional em Lavras (MG)

12 de janeiro de 2018

Por Flávia Lôbo

Segundo a OIE (2016), 60% das doenças infecciosa humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos.

“Saúde Única não é conceito novo entre os profissionais da Medicina Veterinária brasileira, sendo praticado por todos aqueles que, de uma forma ou outra, estão envolvidos com os programas de controle e erradicação dessas enfermidades. O controle dessas doenças sob uma ótica integrada entre a saúde humana, animal e ambiental é um dos objetos da Saúde Única ”, afirma o secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Nivaldo da Silva

A necessidade de ações que possam pôr sua afirmação em evidência e o alerta às autoridades sanitárias do país sobre o valor da Saúde Única fez com que o médico veterinário aceitasse o convite para participar, como moderador, do I Encontro Nacional sobre Saúde Única, evento organizado e sediado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), que acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro.

O I Encontro será aberto à comunidade de profissionais de saúde humana, animal e ambiental, além da acadêmica e científica em geral. Os temas serão: qualidade sanitária dos alimentos de origem animal e resistência a antimicrobianos; Saúde Única; zoonoses de importância em saúde pública; e desafios para o estudo de doenças transmissíveis. Confira a programação completa, clique aqui.

Nivaldo da Silva será responsável por conduzir o painel “qualidade sanitária dos alimentos de origem animal e resistência a antimicrobianos”.

“O assunto é extremamente relevante sob o ponto de vista da Saúde Pública e logicamente enquadra-se perfeitamente no conceito de Saúde Única. São centenas de zoonoses transmitidas pelos animais e seus produtos”, relata. O secretário-geral explica que os agentes microbianos causadores dessas doenças em animais e humanos são os mesmos e as ferramentas utilizadas para o seu controle e/ou tratamento também o são. “O uso indiscriminado de antimicrobianos em doenças infecciosas dos animais domésticos é, reconhecidamente, uma das principais causas de resistência entre os diferentes agentes”, alerta.

Para a professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, coordenadora do evento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFLA, a expectativa é que a comunidade compareça e enriqueça as discussões. “ O formato do Encontro em mesas redondas favorecerá o debate; e a qualidade dos palestrantes e o rol de assuntos é bastante importante, abordando os principais aspectos considerados prioritários na agenda “one health” pela OIE”, divulga Christiane.

Estão confirmadas as presenças de pesquisadores, autoridades, palestrantes e profissionais, como representantes da UFLA, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Ministério, Secretarias de Saúde, CFMV, além de alguns nomes internacionais.

As inscrições estão abertas, clique aqui e saiba mais.

Trabalhos Científicos

Os resumos podem ser enviados até dia 20 de janeiro. Informações, clique aqui.

Saúde Única

Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) lançaram a iniciativa intitulada “Um Mundo, Uma Saúde”. O escopo desta iniciativa é abordar o tema saúde por meio de uma visão holística para demonstrar a inter-relação das várias vertentes do termo saúde, destacando-se a saúde humana, animal, vegetal e do meio-ambiente.

O termo One health traduzido como Saúde Única é um conceito sugerido para demonstrar a indissociabilidade da Saúde Humana, Animal e Ambiental. Demonstra, que os grandes desafios relacionados à saúde e alimentação na humanidade moderna exigem uma ação integralizada e holística desses componentes.

Saúde Única foi tema de campanha publicitária produzida pelo CFMV em 2015. Conheça todos os materiais da campanha em saudeunica.cfmv.gov.br

Serviço

Evento: I Encontro Nacional sobre Saúde Única “One Health

Data: 26 e 27 de janeiro

Local: Universidade Federal de Lavras: UFLA- Av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001 – Kennedy, Lavras

Mais informações: saudeunicaufla@gmail.com ou http://www.saudeunicaufla.com.br/portal/sobre/

Assessoria de Comunicação do CFMV