Resolução do CFMV revoga norma que instituía Juntas Governativas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária

19 de dezembro de 2017

Por Flávia Lôbo 

Foi publicada nesta terça-feira (19/12), no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFMV nº 1200/2017. A nova norma revoga a Resolução CFMV nº 1167, de 11 de agosto de 2017, na qual instituía as Juntas Governativas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) que teriam a responsabilidade de administrar os Conselhos no caso de término de mandato e de os processos eleitorais não terem sido finalizados em razão de decisão judicial. Por decisão da Justiça, os efeitos da resolução estavas suspensos.

“Nós estamos cumprindo rigorosamente uma determinação judicial e a gente não via também com bons olhos a criação dessa Junta Governativa porque nós não pensamos em nenhum momento em intervir em conselho regional. Temos que ter um processo eletivo, correto, transparente e o colega que foi eleito deve assumir esse mandato porque a classe o delegou esse poder”, afirmou o presidente do CFMV Francisco Cavalcanti.

A resolução que revoga a instituição de Juntas Governativas é assinada pelo presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, que assumiu a autarquia no último domingo, 17 de dezembro. Sob os pilares inovação e transparência, Cavalcanti pretende liderar o Conselho ampliando o diálogo com os Conselhos Regionais, associações e demais entidades.

 “Vamos trabalhar com a visão da unificação do Sistema com força política e abrangência suficiente para conectar os profissionais, estudantes e cidadãos em todos os lugares e a todo o tempo. Nosso objetivo é promover a Saúde Única e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e a sustentabilidade do meio ambiente em prol da valorização das classes”, disse o presidente durante a solenidade de posse dos conselheiros efetivos e suplentes do CFMV para o triênio 2017-2020, realizada na a última sexta-feira (15/12), na sede do CFMV.

Nova Gestão

Fazem parte da nova gestão CFMV para o triênio 2017-2020 o presidente Francisco Cavalcanti de Almeida, vice-presidente Luiz Carlos Barboza Tavares, secretário-geral Nivaldo da Silva e tesoureiro Hélio Blume.

Compõem o grupo dos novos conselheiros efetivos Cícero Araújo Pitombo; João Alves do Nascimento Júnior; Wendell José de Lima Melo; Therezinha Bernardes Porto; José Arthur de Abreu Martins; e Francisco Atualpa Soares Júnior. Os novos conselheiros suplentes são Wanderson Alves Ferreira; Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti; Paula Gomes Rodrigues; Nestor Werner; Antonio Guilherme Machado de Castro; e Irineu Machado Benevides Filho.

Leia também:

Comunicado sobre suspensão de Resolução CFMV nº 1167/2017

Integração do Sistema CFMV/CRMVs é uma das prioridades da nova diretoria do Conselho Federal

Presidentes dos CRMVs prestigiam cerimônia de posse e apostam em maior diálogo entre o Sistema CFMV/CRMVs

Novos conselheiros do CFMV tomam posse para o triênio 2017-2020

Assessoria de Comunicação do CFMV