CFMV participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde

07 de maio de 2014


07 de maio de 2014 - O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participa nesta quarta (7/5) e quinta-feira (8/5) da 257º reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que discutirá, entre outros temas, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, a realização da 15° Conferência Nacional de Saúde e a saúde nas eleições de 2014. 

Há mais de duas décadas, o CFMV tem contribuido com sugestões  para a construção das políticas públicas e programas relacionados à saúde nas reuniões mensais do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O órgão é a principal instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). É de sua competência aprovar o orçamento da saúde, assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe a ele a responsabilidade de aprovar, a cada quatro anos, o Plano Nacional de Saúde.

O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundo suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais, instituições de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica. A representante do CFMV, desde maio de 2012, é Oriana Bezerra Lima. Ela já foi secretária-geral e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) e conselheira do CFMV. Atualmente, a médica veterinária gerencia a área de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Teresina e coordena a Equipe Técnica de Controle de Roedores e Vetores do município.

 

CFMV dá sua contribuição no Fentas

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) também tem participado efetivamente das reuniões mensais do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área da Saúde (Fentas). Na reunião deste mês (06/05), no Ministério da Saúde, foram aprovadas as pautas da 257º reunião da CNS e discutidos assuntos relacionados à organização e funcionamento do Fentas.

A médica veterinária Oriana Bezerra tem representado a classe nas discussões. O Fentas é um fórum nacional permanente de representação dos trabalhadores, em suas diversas formas de organização. É um espaço de articulação e deliberação política em defesa do Sistema Único de Saúde e de discussão democrática sobre questões pautadas no Conselho Nacional de Saúde.

Aproximadamente 35 entidades, entre elas o CFMV, debatem mensalmente assuntos específicos da Saúde Publica nacional. São organizações como associações e federações nacionais de categorias, conselhos federais de fiscalização do exercício profissional, confederações nacionais de trabalhadores, dentre outras.

Assessoria de Comunicação do CFMV.